Sobre o Guia

Este guia é dirigido ao público em geral, sejam leigos ou iniciados em arquitetura, e tem como objetivo  o reconhecimento das obras Modernas em Vitória e Vila Velha, propondo percursos de acordo com a localização das mesmas. Para tanto foram incluídos mapas roteiro nos quais estão identificadas, através de numeração, cada obra ou grupo de obras presentes no guia.

Não estão registradas todas as obras Modernas existentes nas cidades de Vitória e Vila Velha, mas sim alguns exemplos desta arquitetura. O critério de seleção das obras se deu a partir do grau de representatividade com base em aspectos construtivos, estéticos e funcionais característicos do Modernismo e significação de conjuntos e obras do Movimento Moderno.

A maioria das obras são dos anos 50 e 60, período no qual houve maior produção de arquitetura moderna no estado. No entanto, algumas obras dos anos 70 e 80 foram incluídas, devido a sua importância sócio-cultural na cidade.

As obras foram catalogadas através do registro visual e de acordo com a sua significação foram incluídas plantas baixas para melhor compreensão, quando esta se fez necessária. O guia traz ainda uma breve introdução a respeito do Modernismo – o que foi, como se deu e quais as principais obras produzidas no período em que este movimento iniciou-se no Brasil. O índice de obras contido no final do guia objetiva tornar mais prática a localização de uma obra específica.

Leave a Reply